A UFCAT
Em 20 de dezembro de 1982 firmou-se o primeiro termo de convênio entre a UFG e a Prefeitura Municipal de Catalão prevendo a instalação da Universidade no município funcionando inicialmente apenas atividades de estágios e prestação de serviços à comunidade local e regional e tornando-se Campus Avançado de Catalão da Universidade Federal de Goiás. Posteriormente, outros cursos foram sendo instalados na universidade:
- 1986, a UFG e a Prefeitura Municipal de Catalão, iniciou a oferta dos cursos de licenciatura plena em Geografia e Letras.
- 1988 e 1991, outros cursos foram instalados no campus de Catalão: licenciatura plena em Matemática e Pedagogia (1988), Educação Física (1990), Bacharelado e Licenciatura em História (1991).
- 1996 a implantação do curso de Ciências da Computação
- 2006 implantação dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Química e Física (2006)
- 2007 implantação do curso de Psicologia;
- 2008, implantação dos cursos de Engenharia de Minas, Engenharia Civil e Engenharia de Produção;
- 2009 implantação dos cursos Enfermagem, Ciências Sociais e Matemática Industrial
- 2013 implantação dos cursos de Administração Pública, modalidade EaD, inicia suas atividades;
- 2014 implantação do curso de Educação do Campo
- 2015 implantação do curso de Matemática, modalidade EaD,
- 2016 implantação do curso de Medicina, que em 2019 inicia com sua primeira turma.
A pós-graduação também avançou muito desde a oferta do primeiro curso stricto sensu:
- 2008, o Mestrado em Geografia
- 2011 Mestrado em Estudos da Linguagem e Mestrado em Educação;
- 2012 Mestrado Profissional em Gestão Organizacional e Mestrado Profissional em Matemática;
- 2013 Mestrado Profissional em Ensino de Física e Mestrado em Química;
- 2014 Mestrado em Modelagem e Otimização e Mestrado Profissional em História;
- 2015 Doutorado em Ciências Exatas e Tecnológicas;
- 2017 Mestrado em Engenharia de Produção
- 2018 Doutorado em Química.
Do ponto de vista físico, o Campus está instalado no município de Catalão, no Setor Universitário, numa área de 89.992,50 m². No ano de 2009 a área construída correspondia a cerca de 20.000 m.
No ano de 2018 ocorreu o desmembramento da Universidade Federal de Goiás e criada a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) sendo hoje uma das três universidades federais autônomas do estado, ao lado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Federal de Jataí (UFJ).
Os cargos de reitor e vice-reitor foram preenchidos por nomes indicados pelo Ministério da Educação, até que os estatutos das universidades fossem organizados. A transferência de alunos e servidores, que atualmente estavam lotados nos campus da UFG, foi automática e a estrutura que já existe foi aproveitada. A Universidade Federal de Catalão (UfCat) foi gerada a partir da aprovação do PLC 5/2018. A nova instituição continuou com sede e foro no município de mesmo nome. Cursos, alunos e cargos da Regional Catalão da UFG foram automaticamente transferidos para a UFCAT, assim como seu patrimônio. A iniciativa visava fortalecer as unidades, devido à independência na atuação acadêmica, fazendo com que as regiões abrangidas tenham condições de captar recursos e projetos, além de uma grade de cursos específicos, como na área de mineração e agronegócio em Catalão.